Como saber quanto tempo falta para o sol se pôr apenas com os dedos
Escoteiros, montanhistas e outros aventureiros podem se beneficiar desse truque e encontrar o abrigo ideal antes do cair da noite.
Acampar, observar estrelas, fazer trilhas e praticar outras atividades externas faz parte da rotina de muita gente. Entre essas pessoas, há inúmeras dicas de sobrevivência que ajudam quem quiser passar um tempo na natureza, mostrando que de Rambo e louco todo mundo tem um pouco.
Há também aqueles que não desejam passar a noite a céu aberto e acabam sendo forçados a isso. E nem todo mundo foi escoteiro para conseguir voltar para casa depois de se perder na mata. Por isso, a dica a seguir — que ensina a calcular quanto tempo falta para escurecer — pode ser essencial, tanto para momentos de diversão quanto de necessidade.
15 minutos para cada dedo
Para saber quanto tempo falta para que a noite chegue, basta estender sua mão em direção ao horizonte, de maneira similar à imagem abaixo. Lembre-se de encontrar um lugar que possua uma vista razoavelmente limpa, sem obstruir a visibilidade do sol. Caso contrário, a estimativa pode não ser tão certeira.
Depois de posicionar a mão da maneira correta, basta contar o número de dedos que cabem entre o sol e o horizonte e, então, levar em consideração o fato de que, para cada dedo, deve-se adicionar 15 minutos à conta.
Na imagem preparada, por exemplo, podemos ver que faltam duas horas para o pôr do sol, já que oito dedos puderam ser encaixados naquele espaço. Moleza, não é?